segunda-feira, 11 de maio de 2009

Relatório De Experiências Exitosas Na Avaliação Educacional No 3º Ano Do Ensino Médio

[...]
“O que descreverei agora é resultado das minhas inquietações como educador diante da avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, principalmente na turma do 3º ano B, em uma sala com 42 alunos. Com a concepção que avaliar ia além de elaborar um mero instrumental de avaliação decidi transformar a avaliação em um processo contínuo que seria desenvolvido no dia-a-dia das atividades escolares.
Ao iniciar o mês de agosto de 2008, falei para os alunos a importância da avaliação no nosso cotidiano, na nossa vida e dentro da sala de aula, pois diariamente estamos refletindo e avaliando nossas ações. Podemos verificar que na vida temos metas e objetivos que sempre estamos avaliando para chegarmos aos nossos objetivos e ao avaliarmos estamos refletindo sobre que metas conseguimos alcançar e que metas devem ser revistas.
Ao disseminar a importância da avaliação para a vida e dentro da escola, dei inicio a um processo de avaliação de forma diversificada, onde os alunos eram avaliados pela participação na resolução das atividades, na correção no quadro, a participação em pesquisas, apresentação de trabalhos, apresentações de sinopse de obras literárias era alguns dos quesitos de fundamental importância para a avaliação diária, processual e contínua. ”
“[...] Passei a anotar todas as ações que ocorreram em sala de aula, adotei um caderno de doze matérias para todos os dias fazer os relatos das aulas, do como tinha sido a participação dos alunos, que alunos participaram dos debates e questionamentos da disciplina e o que deveria fazer para que todos os alunos conseguissem participar das aulas, principalmente das atividades em que envolvem os debates dirigidos, pois se os alunos conseguem discutir assuntos relacionados com as disciplinas, com certeza ele está conseguindo desenvolver os seus aspectos cognitivos e adquirindo de forma significativa novos conhecimentos.”
[...]
“As interações entre aluno X aluno e professor X alunos, aumentou de forma significativa e quando alguém não conseguia entender o conteúdo ele procurava um aluno que tivesse entendido o assunto para tirar suas dúvidas ou então ele solicitava a ajudada professor para tirar dúvidas ou pedir para que ele explicasse novamente o conteúdo, o interesse da sala aumentou de forma significativa e como conseqüência disto o aprendizado também. [...]
Quando a avaliação é trabalhada de forma processual, contínua e formativa contribui de forma significativa para o desenvolvimento da aprendizagem. [...]”

*Confira o texto na íntegra:
FONTE: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/relatorio-de-experiencias-exitosas-na-avaliacao-educacional-no-3%C2%BA-ano-do-ensino-medio-588949.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário